A denominada “Classificação de risco Manchester” visa tornar o atendimento ao paciente que chega no pronto-atendimento, mais rápido e direcionado. Para tanto, são utilizadas cores para determinar a prioridade clinica de cada paciente. Conheça essas cores e entenda como são classificados o tempo de espera.
Classificação de Risco Manchester
Antigamente não existia a classificação de risco. O método usado para selecionar quem receberia o atendimento era por ordem de chegada. Todavia, esse método era falível pois, por vezes, priorizava casos menos urgentes ao passo que os emergenciais tinham que esperar. Devido à isso, a saúde de muitas pessoas se complicava e em outros casos chegavam a sofrer riscos de vida.
Atualmente, há a chamada Classificação de Risco Manchester, essa classificação ocorre de forma mais metódica, sendo realizada através de protocolos. Para esse modelo, o paciente é inicialmente direcionado para a triagem com um profissional experiente e capacitado. Em seguida, através de questionários sobre os sintomas, o médico se permite ter uma avaliação completa do paciente. Tendo a triagem concluída, é estabelecido uma cor, de risco, para o paciente, que determina seu caso e o tempo de espera.
Classificação de Risco – Cores
A classificação de risco manchester é determinada por cores e ajuda a tornar o atendimento mais seguro para todos, principalmente para os pacientes que necessitam de atendimento imediato. São elas:
Vermelha – Emergência (0 minutos)
Caso grave, com risco de morte elevada. Precisa de atendimento imediato;
Laranja – Muito Urgente (10 minutos)
Risco imediato de perda de funções de orgãos ou membros;
Amarela – Urgente (60 minutos)
Atendimento médico e tratamento rápido para que o quadro clínico não piore. Sem risco de morte.
Verde – Sem risco de morte (2 horas)
Pouco urgente, porém exige atendimento. Normalmente são os atendimentos preferenciais;
Azul – Ambulatorial (4 horas)
Casos de menor complexidade e que não apresentam risco há saúde. São casos como: Resfriados, contusões e dor de garganta.
É muito importante a existência das classificações de risco para a saúde das pessoas, pois ele vai garantir o atendimento rápido ao paciente. Com um Plano de Saúde, todos os atendimentos são realizados com rapidez e qualidade. Isto tudo à preços acessíveis. Faça uma cotação em três passos simples, e veja como os planos de saúde podem ser benéficos e vantajosos.