Muitas pessoas têm dúvida sobre a cobertura da cirurgia ortognática através do plano de saúde. Por isso hoje falaremos um pouco mais sobre como funciona essa cobertura.
A cirurgia ortognática visa corrigir as deformidades esqueléticas da região buco-maxilo-facial. Ela corrige as imperfeições faciais, reposicionando os ossos da mandíbula e maxilar, e além de melhorar a parte estética, também ajuda a melhorar a qualidade de vida do paciente.
SIMULE AGORA MESMO O SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO
Este procedimento é coberto pelo plano de saúde, porém, constantemente é negada a cobertura com o argumento falho que não se trata de um procedimento constante no Rol de Procedimentos da ANS.
Porém, ao contrário do que muitos alegam, a cirurgia ortognática está SIM prevista no Rol, e é estabelecida nas resoluções normativas da ANS.
Então, existe a obrigatoriedade de cobertura da cirurgia ortognática pelo plano de saúde hospitalar. Vale ressaltar que a obrigatoriedade da cobertura não é apenas para usuários de planos odontológicos mas também de planos hospitalares.
A Resolução Normativa 211 da Agência Nacional de Saúde Suplementar diz:
“VIII – cobertura dos procedimentos cirúrgicos buco-maxilo-faciais, para a segmentação hospitalar, incluindo a solicitação de exames complementares e o fornecimento de medicamentos, anestésicos, gases medicinais, transfusões, assistência de enfermagem, alimentação, órteses, próteses e demais materiais ligados ao ato cirúrgico utilizados durante o período de internação hospitalar”.
Portanto, o plano de saúde não pode negar cobertura quando houver encaminhamento médico para realização da cirurgia.
Como saber se preciso da cirurgia ortognática?
A cirurgia se destina que demonstram um crescimento desigual entre a arcada inferior e superior, o que consequentemente traz muitas consequências negativas para o dia-a-dia do paciente, como: apneia do sono, dormir de boca aberta, dores de cabeça, dores nas articulações da face, dificuldade de fechar a boca, ronco, além de ser esteticamente desarmonioso.
Como a cirurgia é realizada?
A cirurgia é realizada em hospital sob efeito de anestesia geral, após serem realizados diversos exames pré-operatórios. No dia da cirurgia, o paciente é internado em jejum pela manhã, e após o procedimento cirúrgico é possível que na noite do mesmo dia, ou na manhã do dia seguinte o paciente já receba alta hospitalar. Isso dependerá da recuperação do mesmo.
A cirurgia é feita totalmente internamente na boca do paciente, sem deixar nenhum tipo de cicatriz na face do mesmo.
SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.




























Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.