Crianças e adolescentes passam essa época se dedicando aos estudos, brincadeiras, amizades e vídeo game. Aparelhos que rodam jogos de diversos gêneros, que vai de ação a terror, e todo mundo gosta. Pessoas adultas jogam por puro prazer de chegar do trabalho e quererem relaxar. Mas é questionável saber sobre quais os benefícios que isso pode trazer para crianças, ainda mais nessa fase de crescimento.
SIMULE O VALOR DO SEU PLANO DE SAÚDE AQUI.
Raciocínio Lógico no vídeo game:
Jogos de estratégia, como Crash, Tomb Raider, Tropico 5, Halo etc. são indicados para a evolução da mente das crianças. Os mesmos estimulando o raciocínio lógico, que é preciso encontrar a solução para desvendar mistérios e passar de fase.
Tolerante a Frustrações:
Perder partidas é normal durante horas de jogo. Crianças e adolescentes começam a ter paciência mesmo durante outras horas do dia. Pois montam estratégias sempre que não dá certo e sabe que aquilo pode acontecer sempre.
Ser Ágil:
Ultrapassar obstáculos, encontrar a saída ou achar a resposta com rapidez faz com que a mente fique mais rápida. Um estudo feito na Universidade de Rochester (EUA) analisou dezenas de jovens e desafios colocados em frente a eles. Deduziram que jogos de ação despertavam mais a agilidade nos pacientes, enquanto a porcentagem para responder perguntas rapidamente subiu 25%.
Exercício Físico:
Alguns aparelhos modernos, como o Nintendo Wii, estimulam a atividade física. Jogos, como Just Dance, estimulam o esforço, então preciso gravar a dança e se soltar para uma pontuação.
Coordenação Motora:
Decorar comandos para não precisar olhar mais para o controle é normal. Fazer com que o cérebro grave essas estratégias e estimule a coordenação é importante. Um dos jogos de mais destaque para essa posição é o Guitar Hero. Esse jogo precisa seguir linhas coloridas e ser ágil e rápido para que consiga obter a pontuação máxima.
Atenção:
Qualquer jogo oferece um desafio à atenção. Jogos como Tetris entre outros, faz com que a necessidade de resolver aquilo precise de atenção redobrada e agilidade total.
Portanto, o vídeo game não é um mal para o seu filho, mas é importante que haja atenção e cuidado na hora de jogar para que a brincadeira seja saudável.