Varizes: muito além da estética!

Aproximadamente 70% da população até 70 anos de idade nota marcas nas pernas. Varizes são o problema de circulação mais comum em nosso cotidiano. Entenda o que são e como evitá-las a seguir!

Varizes: muito além da estética, uma questão de saúde vascular!

As veias localizadas em nossas pernas são responsáveis por devolver o sangue bombeado ao coração. Por conta da ação da gravidade, essas veias possuem válvulas especiais, para que o sangue não volte. Diversas vezes, essas válvulas não funcionam em capacidade total, resultando no inchaço e deformação dessas veias, mudanças que, muitas vezes, são visíveis. À essas veias, damos o nome de varizes. Esse problema pode ocorrer em qualquer veia do corpo humano, porém o mais comum é ocorrer na região dos membros inferiores.

Geralmente, as varizes não causam nenhum tipo de dor ou incomodo, exceto o estético. Mesmo assim, é importante a consulta a um especialista. Ao se desenvolverem, essas varizes podem trazer muitos problemas de circulação nos membros inferiores e, em casos mais graves, episódios de trombose, hemorragias graves e gangrenação de membros.

Fatores de risco

Há alguns fatores a serem levados em consideração quanto ao surgimento das varizes.

O primeiro e mais importante é o histórico familiar: doenças do trato circulatório são, geralmente, passada dos progenitores a seus filhos. Então, caso tenha episódios de má circulação em sua família, não deixe de consultar um médico.

Além disso, muitos são os fatores de risco para o surgimento das varizes. São alguns:

Hormônios femininos (incluindo na gravidez): alguns dos hormônios liberados pelo corpo feminino favorecem o surgimeno de varizes;

Envelhecimento: com o avanço da idade, as valvulas citadas acima têm mais chance de falharem, ocasionando mais casos de varizes;

Sedentarismo ou ficar em pé por muito tempo: ambas as situações são prejudiciais à circulação do sangue. Tente alternar períodos sentados/em pé, com leves caminhadas.

Cigarro: os componentes químicos do cigarro acabam por alterar as paredes das veias, as tornando mais frágeis e suscetíveis a entupimentos e rompimentos.

Excesso de peso: o excesso de peso compromete gravemente o sistema circulatório como um todo. Fique atento!

Tratamento

O tratamento das varizes, quando superficiais, está mais na mudanças de hábitos do que em métodos medicamentosos ou invasivos. Para sintomas leves, o mais indicado é a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis. Para pessoas que contam com casos de ma circulação e varizes na família, a maior indicação é a utilização de meias de compressão, encontradas em lojas de artigos esportivos ou específicas. Já em casos graves, o profissional poderá indicar medicamentos específicos e/ou procedimentos mais invasivos.

Para viver com tranquilidade, contando com os melhores profissionais e hospitais de sua região, faça uma cotação de planos de saúde.

Clique aqui, e conheça as melhores opções para você e sua família.