Estudos mostram que Inteligências Artificiais são capazes de analisar e compreender sinais de câncer de pele de forma mais rápida e eficaz do que dermatologistas.
Estudo busca identificar sinais de câncer de pele
Nesta segunda-feira (28) foi publicado no jornal “Annals of Oncology”, um estudo realizado acerca dos sinais de câncer de pele. O estudo, realizado por especialistas da Alemanha, França e Estados Unidos, traz resultados que podem contribuir para o avanço no tratamento de cancro de pele.
O Estudo contou com a presença de 58 dermatologistas de 17 países. Destes, 52% tinham experiência em mais de cinco anos na área, 19% tinham entre dois e cinco anos e 29% tinham 2 anos no ramo.
O Estudo
Para o Estudo, foram apresentadas 100.000 fotografias contendo lesões cutâneas e melanomas benignos e malignos. Em seguida, foi dada a tarefa aos dermatologistas de identificar, com base nas imagens apresentadas, casos de câncer de pele e suas ameaças. Pelos dermatologistas foram confirmados 86,6% dos casos de câncer. A máquina, por sua vez, detectou 95% dos casos de cancro de pele.
A Máquina, nomeada de CCN, é programada com base em uma rede neural, para tanto, ela atua analisando e processando imagens digitais. Além de identificar casos de câncer, a máquina possibilitou diferenciá-los entre benignos e malignos com mais eficácia. Tais resultados, além de permitirem um diagnóstico mais rápido, também possibilitariam efetuar cirurgias e tratamentos de forma mais eficaz e precisa.
Seria a substituição pelas Máquinas?
A possibilidade de substituir os profissionais de dermatologia está descartada. Apesar de a máquina apresentar mais sensibilidade e precisão na detecção de melanomas, ela não poderia atuar sozinha.
Há casos em que as lesões apresentadas não são comuns, ou são de difícil detecção. Nestes casos, a máquina não seria eficaz. Sem mencionar que um diagnóstico mais preciso e completo é feito por especialistas, com base em exames e sintomas de pacientes. A máquina atuaria, neste caso, como um auxílio para constatação do cancro.
Veja também, quais são os mitos e verdades sobre câncer de pele!
Câncer de pele
O Câncer é um tumor perceptível pelo acréscimo das células do corpo. O Melanoma é um tipo de câncer dos mais perigosos. Isto pois, tem possibilidade de invadir qualquer órgão do corpo, causando complicações.
Casos de câncer ocorrem devido à exposição solar contínua sem proteção, devido a fatores biológicos e hereditários e, por vezes, devido à idade avançada.
Ele se apresenta através do surgimento ou mudança de pintas e manchas na pele, seguidas, em alguns casos, de coceiras e sangramentos. A mancha torna-se preocupante quando apresenta desconformidade e cores diferentes.
Para identificar o tumor o médico pode realizar exames como Biópsia e Dermatoscopia. Já o tratamento pode ser feito com cirurgia para retirada do tumor, ou através de tratamentos diferentes. Estes últimos visam eliminar ou impedir o crescimento do Câncer.
É muito importante consultar um médico caso apareça alguma mancha incomum na pele. O diagnóstico rápido e preciso garante um tratamento mais eficaz! Confira opções de planos de saúde que oferecem consultas à dermatologistas e auxilio para tratamento. Sua saúde e seu bolso mais protegidos!