Um estudo apresentado em Chicago neste domingo (3), mostra que muitas mulheres não precisam se submeter a sessão de quimioterapia em diferentes momentos para vencer o câncer.
Sessão de Quimioterapia não é a Primeira Opção!
Segundo o Estudo, desenvolvido pelo ECOG-ACRIN Cancer Research Goupe, nem todas as mulheres precisam se submeter a sessão de quimioterapia. O estudo contou com a participação de 10,273 mulheres com câncer de mama, e foi realizado em 1,182 locais diferentes da América do Norte, como EUA e Canadá.
Segundo a pesquisa, o tratamento com quimioterapia será definido através de um teste mais decisivo que os atuais. Estima-se que cerca de 70% das mulheres que fazem o tratamento poderão ter a chance abandona-lo sem sofrer consequências. Para tanto, é necessário que o câncer esteja em estágio inicial.
O tratamento atual originou o estudo!
Para determinar se é necessário ao paciente se submeter a sessões de quimioterapia, atualmente, é efetuado um teste genético, o Oncotype DX. Esse teste determina notas referentes ao risco do câncer, seu grau de agressividade e a necessidade de um tratamento mais incisivo.
Para notas altas, acima de 25, é necessário à quimioterapia, pois neste caso o câncer já está avançado. Para notas baixas, com pontuação inferior a 10, a quimioterapia não é necessária pois são cânceres em estágio inicial. Estes podem ser tratados com hormonoterapia. Porém, entre estas duas opções está o nível intermediário, com notas de 11 a 24, que gera dúvidas quanto à necessidade do tratamento mais agressivo. Por não disponibilizar informações concretas, quando o paciente é diagnosticado com nível intermediário muitos médicos recomendam a quimioterapia.
O Resultado da Pesquisa
O estudo tinha como objetivo determinar se o tratamento com quimioterapia seria realmente necessário nesta faixa intermediária. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que nestes tumores a quimioterapia não surtiu grandes diferenças em relação ao tratamento hormonal. Dados mostram que o percentual de sobrevivência aos nove anos, sem o uso da quimioterapia era correspondente a 93,9%, enquanto que, para os casos em que havia o uso da quimioterapia, o resultado correspondeu à 93,8%.
Foi concluído, então, que apenas o tratamento com remédios, chamado de hormonoterapia, seria suficiente para o tratamento. Desta forma, é possível evitar que pacientes sejam submetidos a tratamentos agressivos desnecessários, podendo ter o mesmo resultado com um tratamento mais leve.
O Plano de Saúde é uma ótima opção para manter sua saúde em dia e efetuar tratamentos periódicos. Com ele, além de averiguar periodicamente como esta sua saúde, pode até mesmo investir em tratamentos mais eficazes com tecnologia de ponta. Se o valor é o seu problema, não se preocupe. Temos certeza que existem ótimos planos de saúde que se adequam às suas necessidades.
O Câncer de Mama
O Câncer de Mama é o quinto maior responsável pelas mortes no mundo. Ele leva cerca de 522.000 mil mulheres a óbito.
Por isto é importante se atentar à sintomas recorrentes. Ele pode se apresentar por um nódulo na região das mamas, pela mudança na textura do mamilo, ou ocorrências de dores e desconfortos neste local.
Quanto mais rápido identificar casos de câncer, mais rápido poderá recorrer ao tratamento e evitar sessões pesadas de quimioterapia, radioterapia ou cirurgias.
Com um plano de saúde se torna mais fácil e barato investir em tratamentos para o câncer. Além de mais acessível, com um plano de saúde você tem diferentes opções de tratamentos e pode consultar diversos especialistas. Não perca tempo e invista na sua saúde, você merece!