Estudo descobre saladas contaminadas em Fast Foods e Deliverys

saladas contaminadas

Uma pesquisa realizada em Campinas mostrou que em Fast Foods e Deliverys há mais de 90% de saladas contaminadas com bactérias. Segundo a pesquisa, há fatores que superam a quantidade permitida pela Anvisa, e que podem fazer mal à saúde dos consumidores. Entenda como podem afetar sua saúde e de que forma é possível evitar a contaminação!

Estudo mostra dados alarmantes de Saladas Contaminadas!

Uma pesquisa realizada em Campinas, no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, mostrou que 90% das saladas de Fast Food e Delivery estão contaminadas.

Os testes microbiológicos, realizados por estudantes do curso de biomedicina, analisaram oito saladas de Fast Food e 12 saladas de entregas Delivery. Segundo os resultados, em apenas uma amostra das verduras foi encontrado mais de 1 milhão de bactérias. Ou seja, um valor dez vezes acima do que é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Algumas apresentaram coliformes fecais em quantidades acima de 100 unidades por grama, que é a quantidade aceita pela Anvisa. Em 11 das amostras havia a presença da Escherichia coli, uma bactéria comum nas microbiotas intestinais humanas e de animais. Além dela, foi encontrada também, a Stapylococcus aureus, habitualmente encontrada nas fossas nasais.

Cuidado, as bactérias representam perigos para a sua saúde!

saladas contaminadasAs bactérias encontradas nos testes podem acarretar em muitos problemas de saúde. Elas podem influenciar desde infecções intestinais, há intoxicação alimentar, pneumonia, diarreia, náusea, faringite e febre.

As verduras, legumes e frutos já passam por um processo de plantio por vezes inapropriado, que envolvem adubos e fertilizantes. Apenas esses fatores já nos condiciona a ficarmos em alerta e garantir uma maior higienização para assegurar sua apropriação para o consumo. Segundo o estudo, é provável que as verduras não estejam sendo higienizadas corretamente, dado a presença destas bactérias.

As pesquisadoras buscam alertar as empresas e pessoas que comercializam saladas para o perigo dá má manutenção dos legumes, e do fato de apresentarem bactérias e coliformes acima do permitido.

Comer alimentos fora de casa é algo comum para muitos brasileiros. Todavia, muitas vezes os alimentos não recebem todo o cuidado necessário, levando algumas pessoas, eventualmente, há passarem mal e buscar atendimento médico. São fatores assim, inesperados, que acabam nos dando muitos gastos com consultas, atendimentos e medicamentos. Ter um Plano de saúde é garantir atendimento para casos imprevisíveis, sem precisar desembolsar altas quantias. Garanta a sua segurança e de sua família!

FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE VALORES RÁPIDA E VEJA COMO É VANTAJOSO!

Como não ingerir saladas contaminadas?

Estudo descobre saladas contaminadas em Fast Foods e DeliverysÉ muito importante, no intuito de evitar a contaminação por bactérias, tomar algumas providencias antes de consumir a salada. Tanto comerciantes e consumidores, é preciso seguir alguns padrões para efetuar a completa higienização das verduras.

O método mais eficaz de descontaminação é através da água sanitária. Para tanto, é preciso imergir o alimento em uma mistura de 10ml de água sanitária e 1 litro de água potável, por 10 ou 15 minutos. Tendo passado o tempo de imersão, é preciso lavar a verdura ou legume na água corrente, antes de ingerir.

Caso não tenha como efetuar este processo, você pode temperar a salada. Usar vinagre ou limão pode diminuir as contaminações, mas não higienizar totalmente.

O ultimo fator importante, é manter a tábua de cortar alimentos higienizada. Para tanto, você precisa submetê-la à um processo semelhante ao primeiro. Vai limpar com água sanitária e em seguida lavar na água corrente, para que não gere contaminações.

Efetuando todos estes procedimentos é possível evitar você e sua família de consumir saladas contaminadas.

VEJA TAMBÉM, TABELAS DE VALORES DE PLANOS DE SAÚDE!