Se você perceber, ao redor do mundo está cheio de pessoas que tem problemas com acne, mas só no Brasil chega a ser mais de 2 milhões de pessoas com os mesmos problemas, alguns sendo mais fortes que outros.
Mas para saber o que é a acne, não podemos simplesmente colocar culpa nos hormônios. Está certo que são mais os adolescentes que sofrem com isso, mas adultos acabam sofrendo bastante, por questões de estresse, maquiagem etc. Mas a acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas. Bactérias se aglomeram em torno da pele, gerando uma infecção.
Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. Mas para tudo há uma solução, pois há tratamento específicos que tratam das espinhas e também de manchas e cicatrizes pela pele.
Clique aqui e faça a simulação do seu plano de saúde gratuitamente.
Tipos de problemas com acne:
Acne do recém-nascido – Apenas 20% dos recém-nascidos contraem esse problema com acne, sendo leve. Isso acontece porque os hormônios da mãe são passados pela placente pouco antes do nascimento.
Acne infantil – Bebês entre três e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Esse tipo de problemas com acne desaparece a partir do momento que o bebê atinge 2 anos de idade. Acne infantil pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.
Acne vulgar – Essas são as acnes mais comuns, aparecendo em adolescentes e adultos, sendo bastante frequente.
Acne cística – É a forma mais grave de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes. As espinhas são volumosas e atinge rosto, peito, costas, braços e coxas.
Acne fulminante – Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea, conhecida também como Acne Estágio 4.
Causas do problema com acne:
As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne. Superprodução de sebo e concentração de células mortas estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, que possivelmente lubrifica o cabelo e a pele, algumas pessoas mostram mais que outras. O corpo pode produzir uma quantidade excessiva de sebo, então quando aglomerado, faz com que seja criado um ambiente onde as bactérias podem prosperar.
Fatores que podem piorar acne:
- Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
- Fatores dietéticos, incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos – como pães, biscoitos e batatas fritas – pode desencadear acne.
Fatores de risco:
Alterações hormonais podem agravar ou provocar a acne:
- Em adolescentes
- Dois a sete dias antes do período menstrual
- Em mulheres grávidas
- Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.
A acne pode ser irritada ou agravada por:
- Estresse
- Tocar muito no rosto
- Suor excessivo
- Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa
- Trabalhando com óleos e produtos químicos regularmente
- Atletas ou fisiculturistas que tomam esteroides anabolizantes também estão em risco de agravar ou desenvolver acne.
Portanto, é necessário que cuide muito bem das espinhas e partes inchadas, não cutucando ou espremendo, pois pode ficar marcas. E para espinhas que são mais graves, procurar tratamento medicinal com um médico específico, tratando totalmente desse problema.