Com o fim do verão, temos a entrada do Outono, tempo de folhas caindo das árvores, ventos gelados e roupas de frio. Com a chegada das frentes frias, temos que tomar alguns cuidados a mais com nosso corpo, ainda mais para reparar os danos do verão.
Outono: o frio vem chegando!
Você sabe como funcionam as mudanças de estação?
As estações mudam por conta de dois fatores principais: o movimento de translação (caminho da Terra ao redor do sol) e sua inclinação natural. Associadas, essas duas características resultam em uma maior distancia de certos países do sol. Quanto mais próximos, mais calor (verão); quanto mais distantes, mais frio (inverno). No meio tempo, temos duas estações intermediárias: primavera e outono, onde as temperaturas (em tese), são mais brandas.
Veja agora algumas dicas de como curtir o outono de forma mais saudável!
Dicas para o Outono
Hidrate-se!
Uma grande ingestão de líquidos é recomendada em toda e qualquer estação, no calor ou frio. No outono, isso não seria diferente! Além de manter o bom funcionamento de seu corpo, evitará as tão incomodas alergias respiratórias (como a rinite alérgica), comuns a essa época do ano. Tenha sempre água por perto (de preferência, em embalagens recondicionáveis!) e, caso veja que não consegue se lembrar de se hidratar, coloque um alarme em seu celular, ou baixe um aplicativo específico para isso!
Não esqueça de seu exterior
A pele, o cabelo, os lábios e os olhos precisam de atenção especial com a chegada do frio. Importante lembrar que a utilização de filtro solar é obrigatória em qualquer época do ano, independente da temperatura. Além disso, utilize produtos de hidratação intensa, no caso da pele, cabelo e lábios. Já para os olhos, consulte um oftalmologista, que irá te indicar colírios específicos em caso de olhos muito secos. Em casos mais suaves, colírios comuns, vendidos nas principais farmácias, cuidarão do caso. Muito planos de saúde cobrem consultas como esta; aproveite, faça uma cotação de planos e garanta o atendimento com os melhores profissionais do ramo.
Locais fechados = propagação de doenças
Evite permanecer em local sem ventilação adequada por muito tempo. Nesses locais, a incidência de doenças transmissíveis através do ar é grandíssima, o que poderá acarretar em uma gripe indesejada, por exemplo. Em ambientes e salas fechadas, faça pausas e procure um local mais arejado. No caso de transporte publico, certifique-se de abrir as janelas, pelo menos uma fresta, para a regulação do ar interno.
Lave as mãos
Cuidado básico de todos os dias, deve ser intensificado durante a época, que conta com muitas doenças transmissíveis.
Alergias respiratórias
Por conta da baixa imunidade e da baixa umidade no ar, as alergias respiratórias podem ser mais frequentes, além de mais intensas. Evite o acumulo de poeira em locais de grande convivência, lave bem as roupas de frio e de cama e, se possível, as mantenha no sol por certo tempo. Caso sinta que o ar está muito seco, invista em um umidificador.
Reforce seu sistema imunológico com sua alimentação
Para realmente se ver livre de doenças indesejadas, aposte em uma dieta saudável e variada, a fim de fortalecer seu sistema imunológico. Algumas sugestões são a ingestão de alho, vitamina C (presente em frutas e legumes), chá verde, gengibre e mel.
Com todas essas dicas, você estará preparado para curtir o outono!
Aproveite já, e faça sua cotação de plano de saúde, clicando aqui. É grátis! Garanta já os melhores valores do mercado, além de mais tranquilidade para sua vida!