Esse é um problema muito comum, que pode atingir cerca de 2 milhões de pessoas anualmente, apenas no Brasil. As mulheres estão mais vulneráveis do que os homens, porque elas tem a menstruação. É um distúrbio que causa dores intestinais, gases, diarreia e constipação. É uma doença que não tem cura, mas com tratamentos é possível que seja melhorado para se viver bem. Mas para descobrir se tem a síndrome do intestino irritável, é preciso ficar de olho nos sintomas, pois não se tem realmente uma causa especifica dessa complicação acontecer.
Contra esse distúrbio, as pessoas recorrem a um estilo de vida mais saudável, como dietas, controle do estresse, entre outros. Em casos mais extremos, a medicação e terapia é o essencial. Mas vale lembrar que o estilo de vida que a pessoa tem, é algo que deve ser questionado, pois não se deve só aproveitar do jeito errado.
CLIQUE AQUI E FAÇA UMA SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
Sintomas da síndrome do intestino irritável
- Dores no abdomen (intermitente, recorrente no abdômen ou súbita no abdômen);
- Mudança nos hábitos intestinais;
- Arroto;
- Indigestão;
- Azia;
- Constipação;
- Incapacidade de esvaziar o intestino;
- Diarreia;
- Náusea;
- Necessidade urgente de defecar;
- Refluxo ácido ou quantidades excessivas de gases;
- Ansiedade;
- Cólicas;
- Depressão;
- Mal-estar ou perda de apetite.
Tratamentos
É possível se cuidar por meio individual e paliativo. Mesmo não tendo uma cura, é possível que o tratamento por meio de dietas seja eficaz na redução. Mas é necessário que o médico saiba passo a passo com o que está acontecendo com você para que o diagnóstico e exames possam ser corretos.
Como é possível se cuidar:
O tratamento é bem abrangente. Isso é para que tenha uma vida melhor e mais saudável. Umas das apostas mais eficazes são as dietas ricas em fibras, fibra dietética, exercício físico, gerenciamento de estresse e técnicas de relaxamento. A psicoterapia é muito viável para que o sintomas diminuam, que tem como foco a modificação de comportamentos, respostas emocionais e pensamentos negativos associados a um distúrbio psicológico. Há também o tratamento com a psicoterapia breve, quando é necessário apenas atingir pontos específicos.
Medicamentos são as formas mais simples de tratar disso, com o efeito rápido e, também, eficácia. Mas o cuidado é necessário, pois se houver remédios que sejam fortes demais, pode causar dependência no paciente. Por isso sempre procure um médico para que tenha uma prescrição confiável, mesmo isso tudo sendo tratado pelo próprio paciente.
Portanto, é necessário que as pessoas fiquem atentas e saibam que é necessário sempre ir ao médico para que não haja mais complicações e se transforme em outra doença. A síndrome do intestino irritável não tem cura, mas se tratando bem, pode viver uma vida normalmente sem nenhum problema.