Saiba mais sobre a Inulina, encontrada em vários vegetais, com vários benefícios para sua saúde!
SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!
A Inulina – o que é e quais são os benefícios
A Inulina
A inulina é um carboidrato encontrado em uma gama de vegetais na natureza, extraído industrialmente. É um ingrediente amplamente utilizado nas industrias farmacêuticas e alimentícia, por ser um adoçante praticamente sem calorias, por não assimilar.
Benefícios
Vários benefícios à saúde podem ser relacionados à Inulina. Veja alguns abaixo:
Estimula o desenvolvimento de microorganismos benéficos à flora intestinal
Por trabalhar como uma fibra insolúvel, a Inulina passa pelo trato digestivo sem ser assimilada, indo direto ao intestino. Sendo probiotico, serve de alimento para os microorganismos presentes no intestino, promovendo seu desenvolvimento, trazendo vários benefícios:
– Diminuição de todos os tipos de câncer do trato intestinal;
– Auxilia no combate à constipação intestinal;
– Aumenta a imunidade.
Melhora a absorção de cálcio pelo organismo
Estudos comprovam que o aumento na ingestão de Inulina está diretamente relacionado à retenção e absorção de cálcio no sangue, atingindo uma marcar de 15% de aumento. Esse fato é muito importante, em especial a mulheres e idosos, que tendem a ter problemas relacionados à falta de cálcio nos ossos.
Auxilia no controle das taxas de colesterol e glicose no sangue
Estudos comprovam que fibras solúveis, como a Inulina, retardam a metabolização de glicose no organismo. Esse fato estaria diretamente ligado ao controle das taxas de colesterol no sangue, além de auxiliar no tratamento de diabetes e resistência a insulina.
Onde encontrar
Os principais vegetais que contém taxas altas de Inulina são:
- Trigo
- Tomate
- Cebola
- Cevada
- Alho
- Centeio
- Bardana
- Aspargo
- Chicória
- Alho poró
- Alcachofra
Além disso, já se é possível encontrar Inulina no formato em pó, capsulas e comprimidos, em farmácias, drogarias e lojas de suplementos alimentares.
Lembre-se: ao se tratar de nutrição, sempre consulte um profissional da área de nutrição! Muitos planos de saúde cobrem esse tipo de atendimento, saiba mais sobre planos de saúde aqui!