No intuito de precaver á saúde da população, a OMS divulgou, nesta terça-feira (15), uma lista com 113 exames laboratoriais fundamentais na avaliação da saúde.
Recomendação de Exames Laboratoriais da OMS
Foi divulgado nesta semana a 1° lista com exames laboratoriais essenciais e importantes na prevenção da saude. Esta lista visa tornar os procedimentos mais direcionados, além de buscar informações concretas sobre à saúde da população.
Destes testes, 55 serão de diagnostico e monitoramento para doenças mais urgentes. Ou seja, iram determinar doenças perigosas ou infeciosas como HIV, Malaria, Sífilis, Hepatite e Tuberculose. Os 58 restantes, buscaram identificar simples problemas. Para tanto, são testes In Vitro, definidos por exames de materiais humanos como urina e sangue. Com esta iniciativa, a Organização Mundial da Saúde espera que os diagnósticos sejam mais esclarecidos para a população.
Segundo pesquisas, existem cerca de 46% de adultos sem diagnósticos que possuem diabetes tipo 2. Além da falta de diagnósticos dificultar a busca por tratamento, ele também propicia a disseminação da doença. Por motivos como esses torna-se importante ter uma politica de determinações e orientações.
Segundo o Diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus, “Receber um diagnóstico correto é o 1° passo para obter o tratamento eficaz.”
Porém suas orientações não se restringem apenas ao bem estar da saúde. A lista visa direcionar os investimentos dos países na área de saúdes e pesquisas para pontos essenciais e importantes.
Veja aqui os benefícios de poder contar com um plano de saúde. Tenha sua saúde e seu bolso mais seguros!
A lista de Exames laboratoriais
A lista visa identificar todos os problemas referentes à saúde, desde os mais simples, aos mais complexos. Confira abaixo alguns dos principais:
- Exames para identificar malaria;
- Exames de glicose, ajudam a identificar casos de diabetes;
- Testes de HIV;
- Conjunto de diagnósticos para Hepatite B e C;
- Exames de Urina;
- Exames de Albumina, ajudam a identificar doenças do figado e do rim, além de desnutrição;
- Hemoglobina, para diagnosticar anemias.
Alguns exames são possíveis de fazer em unidades básicas, pois são para doenças mais simples e que não exigem tantos materiais. Todavia, outros exames, de autoria mais complexa só podem ser feitos em laboratórios ou hospitais, por isso a importância de contratar um plano de saúde adequado.
Esta lista promete ser tão eficaz quanto á de medicamentos essenciais, também divulgada pela OMS há quatro décadas, e que se mostra em uso até os dias de hoje.