Com a chegada do tempo frio, começam os primeiros sinais: dores de cabeça, dores no corpo, coriza e espirros. E, então, fica o questionamento: gripe e resfriado são a mesma coisa?
Gripe e Resfriado: entender para tratar.
Ambas as doenças infecções super comuns ao cotidiano, e tem como causa principal vírus com formas de contágio semelhantes. Porém, no que diz respeito à duração, aos sintomas e ao tratamento, as duas diferem.
A Gripe
A gripe é causada pelo vírus Influenza, em seus três tipos: A (gripe aviaria, que pode se modificar e infectar humanos), B (mais comum a seres humanos) e C. O vírus se instala rapidamente, sendo que o aparecimento dos sintomas é, praticamente, imediato.
Sintomas e Tratamento
Os principais sintomas são febre alta, dor muscular e de cabeça intensas, dor de garganta, dor nos olhos e muita coriza. Esses sintomas tem a duração de 07 a 10 dias, variando de organismo para organismo. Sua pior complicação, isso é, possível evolução, é a pneumonia. O tratamento é a ingestão de líquidos, repouso e remédios como anti-histamínicos, descongestionantes nasal, anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos. Além disso, hoje tanto o sistema público, quanto privado, aplica vacinas contra os vírus da gripe, que são muito eficazes.
O Resfriado
Já o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus diferentes, como o Rhinovírus, Adenovírus, Coronavírus etc. O vírus é de instalação lenta, demorando até 4 dias após a infecção.
Sintomas e Tratamento
Os principais sintomas para o resfriado são: muita tosse e possível rouquidão, dores de cabeça e muscular leve e muita coriza. O tratamento se dá pela reposição de vitaminas (em especial, a vitamina C), anti-inflamatórios não esteroides, analgésicos, anti-histamínicos, remédios para tosse e descongestionantes nasal.
Uma terceira opção: Rinite Alérgica
Muitas vezes, por conta dos sintomas, confundimos uma crise alérgica com gripe e/ou resfriado. Crises de rinite são reações imunológicas, respostas do corpo humano à entrada de partículas estranhas inaladas. Ela se inicia com a congestão nasal (forma do corpo de barrar a entrada de novos corpos estranhos via nasal). Os próximos sintomas são coriza, espirros em excesso, coceira no nariz, garganta e olhos, olhos lacrimejantes, falta de ar, cansaço excessivo. O tratamento se dá pela utilização de anti-histamínicos para os principais sintomas, além da ingestão de líquidos. Quando não tratada, poderá avançar para um caso de sinusite.
Importância do Diagnóstico
Independente de gripe e resfriado (ou rinite), o diagnóstico feito por um profissional da saúde é sempre importantíssimo, ainda mais para que não ocorra a automedicação, tão perigosa à saúde. Para poder contar com os melhores profissionais da área, além de hospitais de ponta em sua região, contrate um plano de saúde.
Para conferir os melhores valores da tabela, ou fazer um orçamento gratuito, entre em contato pelo telefone (11) 3090-7096 ou clique aqui!