Exercício de Respiração: a tranquilidade vem ao respirar!
Na agitação do dia a dia, cada vez mais percebemos os sintomas do stress e da ansiedade presentes durante grandes períodos. O que poucas pessoas não sabem é que estudos comprovam a eficácia de um exercício de respiração para amenizar esses sintomas.
Preparação
Se sabe que, com a correria das tarefas do dia a dia, muitas pessoas não conseguem ter pequenos momentos de descompressão. Ao mesmo tempo, a pressão por resultados rápidos e o ritmo acelerado de acontecimentos, fazem subir as taxas de desenvolvimento de transtornos de ordem psicológica. Sabe-se que hoje, o Brasil tem a maior taxa de pessoas com diagnóstico com Transtorno de Ansiedade do mundo: mais de 15 milhões de pessoas convivem com um ou mais sintomas do transtorno.
A necessidade de momentos para relaxar durante o dia é real. E, para colocar em prática qualquer exercício de respiração, você precisa de um local minimamente calmo, sem grandes distrações. Caso tenha alguma crise grave, e não tenha essa possibilidade, procure um banheiro próximo, onde possa, ao menos, se desconectar por alguns instantes. Sente-se confortavelmente e se prepare para iniciar seu exercício.
Saiba mais sobre o Tai-Chi-Chuan, arte marcial milenar de meditação em movimento, promete liberar stress e ansiedade de seu físico!
Exercício de Respiração: a prática
O primeiro passo para um exercício de respiração é entender a forma correta de se respirar. Profissionais da área da saúde afirmam que a respiração deve utilizar o diafragma, expandindo os músculos abdominais. Ela deve ser lenta, compassada, profunda e com pausas entre a inspiração e a expiração. Muitas vezes, só com a consciência respiratória, já eliminamos sintomas de stress e cansaço.
Exercício 1 – Técnica Bramani
Sente-se confortavelmente em uma cadeira, apoiando bem a coluna. Inspire pelas duas narinas. Ao soltar o ar lentamente, solte os músculos da boca, e tente reproduzir o barulho do zumbido da abelha.
Exercício 2 – Nadi Shodana
Sente-se confortavelmente. Coloque seu dedo indicador direito entre suas sobrancelhas. Com o polegar, tampe sua narina direita, inspirando apenas pela esquerda. Logo em seguida, utilize o dedo anelar para tampar sua narina esquerda e expire. Mantenha essa posição e, agora, inspire pela narina direita. Mude a posição, e expire pela narina esquerda. Repita esse processo por, no mínimo, 12 vezes.
Exercício 3 – Respiração Quadrada
Leva esse nome por ter um ciclo de 4 períodos, todos durando 3 segundo no total. Inspire contando 3 segundos. Segure esse ar por 3 segundos. Expire todo o ar em 3 segundo. Se mantenha sem inspirar por mais 3 segundo. Simples, não? Caso sinta que não é o suficiente para seu relaxamento, tente adicionar 1 segundo a cada ciclo.
Exercício 4 – Flexão de tronco
Outra técnica simples, porém muito eficaz para o relaxamento. Sente-se confortavelmente. Logo após, jogue o tronco para frente, apoiando-o em suas coxas (caso sinta necessidade, coloque uma almofada entre os dois). Deixe os braços relaxados e soltos ao lado, e deixe a cabeça cair levemente para frente. Pelo fato de seu abdomen estar comprimido, a pressão da respiração irá para a região das costas. Se mantenha nessa posição pelo tempo necessário, e, ao retornar, inicie o movimento pela lombar, sendo que a cabeça deverá ser o ultimo membro a voltar ao lugar.
Lembre-se: caso você sinta qualquer sintoma relacionado a picos de stress, ansiedade ou semelhantes, não deixe de procurar um profissional da saúde!
Para viver uma vida tranquila, garantindo os melhores profissionais da saúde ao seu lado, clique aqui e faça uma cotação para plano de saúde!