Dentre as dúvidas apresentadas durante a contratação de planos de saúde, é comum se questionar quem pode ser dependente no plano de saúde. Saiba mais sobre como funciona a inclusão de dependentes em planos, quais as possibilidades, além de facilidades, no post abaixo!
SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!
Quem pode ser dependente no plano de saúde?
Tipos de plano de saúde
É importante lembrar, primeiramente, que somente alguns tipos de planos de saúde contam com a possibilidade da inclusão de dependentes. São eles os coletivos, que incluem planos de saúde familiares, empresariais e por adesão (para saber mais sobre eles, clique aqui!). Além disso, é sempre necessário consultar o contrato estabelecido com a operadora.
Quem pode ser considerado dependente
Podem ser considerados dependentes para as operadoras:
- Cônjuges ou companheiros, independente de união heteroafetiva ou homoafetiva, desde que comprovada a união estável através de documentos oficiais;
- Filhos (incluindo adotados), enteados e/ou tutelados: necessidade da comprovação de vínculos através de documentos oficiais.
Comprovação de vínculo
Para a comprovação de vínculos, as operadoras, geralmente, utilizam as seguintes documentações:
- Cônjuges: Certidão de Casamento válida;
- Companheiro(a) (heteroafetivo ou homoafetivo): Declaração de União Estável válida, emitida pelo cartório, com a declaração de início de convivência;
- Filho: Documento de Identificação (com foto) e/ou Certidão de Nascimento válida;
- Filhos adotados: Documento de Identificação (com foto) e/ou Certidão de Nascimento válida e documentação oficial relativa ao processo de adotação;
- Tutelado(a): Documento de Identificação (com foto) e/ou Certidão de Nascimento válida, além do termo da tutela ou guarda;
- Enteado(a): Documento de Identificação (com foto) e/ou Certidão de Nascimento válida, além da documentação de vínculo entre os pais (Certidão de Casamento/Declaração de União Estável).
Caso o contrato não preveja a inclusão de dependentes
Caso seu contrato com a operadora não preveja a inclusão de dependentes em seu plano, entre em contato com a mesma, a fim de uma mudança de contrato (ou, talvez, de categoria de plano). Caso realmente haja a alteração, não será exigido ao titular do plano o cumprimento de carência. Porém, ela poderá ser solicitada aos dependentes cadastrados.
Agora que você já sabe sobre quem pode ser dependente no plano de saúde, não deixe de solicitar seu orçamento de planos de saúde, clicando no botão abaixo!