Dúvida: O que é compra de carência?

Ao mudar-se de plano de saúde, muito deve ser levado em consideração. A questão da carência é uma das mais importantes. Saiba mais sobre esse tópico e sobre a compra de carência: uma opção a aqueles que pretendem trocar de plano!

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

Carência – Saiba mais!

O que é carência em um plano de saúde?

A carência em planos de saúde é um artifício utilizado pelas operadoras, garantido legalmente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Ela garante a saúde financeira das operadoras de planos de saúde, ao mesmo tempo que garante bons valores para seus clientes.

Como funcionam as carências?

As carências se tratam de períodos pré determinados, que se iniciam após o contrato, os quais as coberturas de certos procedimentos e serviços são suspensos. São exemplo:

  • Consultas comuns, de rotina: 07 dias úteis;
  • Especialidades especiais: 14 dias úteis;
  • Urgências e Emergências: não há carência;
  • Fonoaudiologia: 10 dias úteis;
  • Psicólogia: 10 dias úteis;
  • Fisioterapia: 10 dias úteis;
  • Nutrição: 10 dias úteis;
  • Serviços de diagnóstico: 03 dias úteis;
  • Procedimentos de Alta Complexidade: 21 dias úteis;
  • Atendimentos em regime de internação eletiva: 21 dias úteis.
  • Partos: 300 dias.

Resultado de imagem para plano de saúde

Porque carências são aplicadas?

Imagine a seguinte situação: uma consumidora decide por adquirir um plano de saúde da operadora X. Um dias após o fechamento do contrato, ela precisa fazer uma cirurgia de baixa complexidade, coberta por seu novo plano. Ela efetua o procedimento e, como se é esperado, a operadora X arca com os custos ligados ao procedimento. Porém, logo após sua alta hospitalar, a cliente acaba por cancelar o plano. Nessa situação, a operadora X, que arcou com os valores, sairá no prejuízo, uma vez que nem a primeira parcela do plano foi paga integralmente.

Por situações como essas, a ANS prevê em suas normas a utilização de carências.

Existe plano de saúde sem carência?

Sim, mas com um porém. No mercado brasileiro de planos de saúde, o número de operadoras que oferecem planos para pessoas físicas sem carências é baixíssimo, independente se o cliente adquire um plano plea primeira vez, ou se solicita a troca de planos. Porém, em casos de de planos coletivos empresariais ou por adesão, é quase certo o cancelamento das carências, dado o grande número de beneficiários.

Como funciona a compra de carência para pessoa física?

A compra (ou redução) de carência, é o nome dado em casos onde a operadora de planos de saúde utiliza o tempo de contrato anterior do consumidor, de forma a diminuir o período de carência de seu contrato. Essa iniciativa é de muito valor para muitas pessoas, porém deve ser assinada durante a assinatura do(s) plano(s). Então, fique atento ao seu contrato!

 

Agora que você já sabe mais sobre os planos, não deixe de consultar nosso simulador de valores, clicando no botão abaixo!