Gravidez: Causas da dor de cabeça

Gravidez: Causas da dor de cabeça

É normal sentir dor de cabeça, ainda mais quando a dor é formada pela tensão do dia-a-dia. Esse tipo de incômodo mais comum, sendo que 90% das pessoas alguma vez na vida irão ter, ou tiveram esses sintoma. Mas quando tratamos desse problema na gravidez, é bom ficar atento para que não seja algo mais grave. A dor de tensão é a que mais afeta pessoas em todo o mundo, e são dores fortes comuns, mas não é possível sentir todo dia. Essa dor de cabeça é causada pelo cansaço e estresse da gravidez.

As gestantes precisam ficar mais atentas a sinais frequentes de dores, pois não é normal que ocorre esses sintomas todo dia. As dores podem estar ligadas ao aumento da pressão na gravidez, ou seja, uma possível eclâmpsia. Não precisa se sentir insegura ou assustada toda vez que haver alguma dor, mas é bom ficar atenta, se o sintoma persistir até 4 dias, mesmo se medicando por ordem do médico, é preciso que volte na clínica e faça novos exames. Caso haja dores na nunca, informe seu ginecologista imediatamente.

SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO

Causa da dor de cabeça na gravidez:

Dores de cabeças que são fortes e frequentes pode, ser sinal de emergência. Se a dor na nuca continuar, haver dor no estomago e visão turva, o médico nessa hora é muito importante. A realização de exames, como urina e sangue, será importante para que seja possível a descoberta do problema e começar o tratamento o mais rápido possível, para que o bebê não sofra com nada. A pressão da mãe pode ter subido e problema sérios, como a eclâmpsia, pode levar a ter convulsões e o bebê não sobreviver com o oxigênio.

Pressão alta é um fator muito importante, mas não é a única causa da dor. Podem existir outras causas comuns, principalmente quando é considerada enxaqueca ou dor de cabeça tensional, mesmo nós não estando carregando um bebê, estamos propícios a sentir essa dor de cabeça mais comum.

Dor de cabeça tensional incomoda, mas não faz mal para o bebê. Já a enxaqueca pode estar relacionada a um risco maior de pré-eclâmpsia. Para evitar riscos, informe tudo ao seu médico, principalmente se elas ocorrerem no terceiro trimestre da gravidez.

Fatores responsáveis pela dor de cabeça:

  • Cansaço;
  • Congestão nasal;
  • Estresse;
  • Fome;
  • Falta de líquido.

Sinais da enxaqueca:

  • Normalmente, afeta apenas um lado da cabeça.
  • Provoca dor muito forte, latejante.
  • Pode vir acompanhada de outros sintomas, como enjoo, vômito e sensibilidade à luz e a ruídos.
  • Costuma piorar com a atividade física, como caminhar e subir escadas.

Portanto, fique atento a sinais de fortes dores e evite tomar medicamentos sem auxílio médico.