A Dieta Dukan é um famoso método de emagrecimento que presa por uma alimentação rica em proteínas, enquanto pobre em gorduras e carboidratos.
Ela é indicada para pessoas que querem perder peso num curto espaço de tempo. Porém, por não se tratar de uma dieta com mudança de hábitos alimentares, há o perigo da volta do peso perdido.
É importante lembrar que toda dieta deve ser acompanhada por profissionais da saúde!
A maioria dos planos de saúde cobre consultas e exames ao tema. Clique aqui e faça já seu orçamento!
Dieta Dukan: Entenda o processo
A organização das fases e dos períodos da sua versão da dieta, você deverá, primeiramente, calcular quantos quilos você deverá perder. Mais uma vez, não esqueça de consultar um profissional!
A partir disso, você deverá calcular quantos dias a primeira fase da dieta deve durar. Use a seguinte tabela:
- Perda de 5kg: somente 1 dia na 1ª fase;
- Perda de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
- Perda de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.
Baseados nessa informação, vamos explorar as fase da dieta Dukan.
Fases da Dieta Dukan
Fase 1 – Fase de Ataque (Duração: vide tabela acima)
Na primeira fase da dieta, estão proibidos os carboidratos (arroz, massas, pães etc), frutas ou doces. Só são permitidos, nas refeições, proteínas como carnes magras, ovos cozidos (no máximo 2 ao dia), leite desnatado e laticínios leves (como queijo cottage).
Além disso, deve-se, obrigatoriamente, comer uma colher de farelo de aveia, além de uma colheres de GojiBerry.
Fase 2 – Fase de Cruzeiro (Duração: 7 dias)
É a hora de voltar a consumir alguns legumes e verduras. As frutas e os carboidratos continuam proibidas. Nessa fase você deverá intercalar entre refeições compostas somente por proteínas, e refeições com proteínas e saladas.
Estão permitidos legumes como pepino, tomate e cogumelos, além de verduras como alface e acelga.
Fase 3 – Fase da Consolidação
Nessa fase, além do cardápio anterior, são adicionadas 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e uma porção de 40g de qualquer queijo. Além disso, pode ser adicionado ao cardápio uma porção de carboidratos, duas vezes na semana.
Estão proibidos ainda carboidratos de farinha branca, e frutas com alto teor de açúcar, como banas, uvas e cerejas.
Essa fase deve durar, em média, 10 dias para cada kg faltante. Isso é, caso queira perder mais 3kg além dos perdidos anteriormente, deverá seguir essa alimentação durante 30 dias.
Fase 4 – Fase da Estabilização
Na quarta (e última fase), as recomendações serão: fazer exercícios físicos sempre que possível (mudanças de hábito, como caminhadas e utilização de escadas ao invés de elevadores, por exemplo), além da repetição do cardápio da fase 1 pelo menos 1 vez por semana, junto a 3 colheres de farelo de aveio por dia.
Alertamos mais um vez: toda e qualquer mudança de hábitos alimentares deve ser acompanhada por um profissional da saúde.
Para consultar a cobertura de seu plano de saúde, entre em contato com sua operadora. Caso queira economizar com seu plano, mantendo a mesma qualidade e confiança, entre em contato conosco. Ligue já para 11 3090-7096 ou faça aqui um orçamento! Seu bolso agradece!