A dieta cetogênica consiste na ingestão mínima de carboidratos e é rica em gordura. Tem por objetivo fazer o seu corpo entrar em estado de cetose. Essa dieta foi criada há um tempo atrás para o tratamento de epilepsia, mas após a criação de novos anticonvulsivantes foi entrando em desuso. Nos dias atuais essa dieta é utilizada para perca de peso e também em tratamentos de algumas doenças.
Mas, afinal, o que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica costuma ser comporta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Os carboidratos simples, aqueles que possuem fácil absorção, estão proibidos. Por outro lado não há restrição quanto aos tipos de proteínas e de gorduras, de modo que embutidos e as carnes vermelhas estão liberados.
Apesar de proporcionar perca de peso, a dieta cetogênica favorece uma série de problemas de saúde como câncer, hipoglicemia, colesterol alto, fadiga, dores de cabeça, entre outros.
Por que a dieta cetogênica emagrece?
A dieta cetogênica ajuda no emagrecimento porque reduz bruscamente o consumo de carboidratos. Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose. Quando ocorre isto o corpo precisa retirar a energia de outras fontes. Logo, a segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui. Quando esta reserva de gordura é queimada, a pessoa emagrece.
No entanto, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas
Vantagens da Dieta Cetogênica
A única vantagem que a dieta proporciona é a rápida perca de peso. Isto justamente porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo vai para outra pessoa para conseguir energia, sendo ela o glicogênio, pequena reserva que fica no músculo e fígado. E isto leva a perda de peso rápida.