Não é necessário ter um motivo especifico para doar sangue, você só precisa ter vontade de ajudar. Algumas pessoas doam, porque foram convidadas por alguém, outros porque algum amigo ou familiar poderá precisar algum dia. Independente do motivo que te leve a doar sangue, é uma necessidade constante, e após doar sangue você se sentirá muito satisfeito por saber que ajudou a salvar uma vida.
Existem muitas vantagens em doar sangue, além da satisfação em poder ajudar a salvar vidas, você vai passar por um breve check-up, para saber sobre seu estado de saúde, eles irão verificar seu pulso, sua pressão arterial, sua temperatura corporal, a taxa de hemoglobina em seu sangue e a taxa glicêmica. Para conseguir fazer a doação, diferente do exame de sangue é preciso que o doador se alimente e ingira bastante liquido antes, e que ele leve um documento com foto para efetuar seu cadastro.
O uso de alguns medicamentos, assim como relações sexuais com mais de um parceiro nos últimos 6 meses te impedirão de doar sangue por alguns meses. É importante que você responda todas as questões com sinceridade, para que que consiga ajudar. Será feita uma entrevista antes da doação, para saber se existe algum problema que possa atrapalhar a saúde da outra pessoa. Assim, o médico irá te encaminhar para a coleta de sangue.
A doação é um processo rápido e indolor, dura cerca de 10 minutos, nos quais você permanecerá deitado confortavelmente em uma poltrona, serão retiradas duas ampolas de sangue que será examinado, e o resultado chegara em sua residência.
Doações mais especificas como por exemplo doação de plaquetas, glóbulos vermelhos ou de plasma, podem levar até duas horas e, normalmente precisam de agendamento prévio. Ao término da doação você recebe um lanche básico, para repor as energias, podendo voltar as suas atividades normalmente, porém sem fazer esforço físico com os braços.
Alguns pré-requisitos para doar sangue:
- Ter mais de 18 anos e menos de 60 anos;
- Peso superiores a 50 kg;
- Sendo homem, deve ter doado a mais de 60 dias;
- Sendo mulher, deve ter doado a mais de 90 dias, não pode estar gravida, amamentando, devem ter se passado 90 dias em caso de parto ou aborto;
- Não ter contraído Hepatite após os 10 anos de idade;
- Não ter contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
- Não ter malária ou ter estado em região de malária nos últimos 6 meses;
- Não sofrer de Epilepsia;
- Não ter/ tido Sífilis;
- Não ser diabético;
- Ter tatuagens feitas a menos de 12 meses;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Aconselhável dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Não utilizar drogas injetáveis;
Saiba mais
Caso sua doação não seja destinada para uma pessoa especifica, ele irá para um banco municipal, de onde será encaminhado para os hospitais que precisam aumentar o estoque. Apesar de existirem muitos mitos sobre a doação de sangue, ela é praticamente indolor e não te trará nenhum maleficio. Além disso, todo empregado formal que doa sangue, tem direito a um dia de folga do trabalho pela doação. E você o que está esperando para doar sangue? Doe sangue, doe vidas!