Casos de Glaucoma aparecem de forma sutil, porém são bem perigosos, podendo levar desde uma Cirurgia de Glaucoma à cegueira total.
Cirurgia de Glaucoma
A cirurgia de Glaucoma não é indicada para todos os casos, apenas para os mais avançados. São englobados para esse tratamento, casos de glaucoma congênita e de angulo fechado. O primeiro caso ocorre em bebes e decorre do período gestacional. Já o Glaucoma de Angulo fechado, ocorre em pessoas mais velhas e se torna preocupante devido sua capacidade de ocasionar perda visual rapidamente. A cirurgia, que visa corrigir o problema ocular, pode ser convencional, por implantes e até mesmo à Laser.
Esta doença afeta o nervo óptico, causando danos na região ocular que podem levar à cegueira. Porém além destes dois casos, mais perigosos, há outros dois. Há o glaucoma de angulo aberto, que é o caso mais comum e se caracteriza pela pressão intraocular, e o Glaucoma Secundário. Este ocorre devido à lesões posteriores na região ocular e pelo uso de corticoides.
Dia Nacional do Glaucoma
O Dia Nacional do Glaucoma, comemorado em 26 de maio, surgiu devido à doença se manifestar de forma sutil. Por se revelar tardiamente, muitas pessoas podem ter a doença se desenvolvendo, sem ter conhecimento deste fato. Quando mais desenvolvida, mais complicados são os tratamentos e maior é a chance de perda de visão.
Além deste fator, outro motivador para o dia do Glaucoma foram dados alarmantes disponibilizados pela OMS. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80 milhões de pessoa terão a doença até o ano de 2020. Atualmente, o Brasil tem registrados cerca de 2 milhões de casos de glaucomas anuais.
É esperado, com a campanha, que a maior parte da população tome conhecimento sobre o Glaucoma. Além de que, comecem a realizar exames periódicos e busca imediata por tratamentos.
Com um convênio médico você tem acesso à uma ampla rede com exames e tratamentos.
Conheça aqui, opções de planos de saúde que vão deixar sua saúde e seu bolso mais protegidos.
O Glaucoma
O glaucoma é uma doença que afeta as fibras nervosas da região ocular. Todavia, é uma doença que demora á apresentar sintomas, levando assim, muitas pessoas a descobrirem-na em estagio avançado.
Ela é comum em pessoas acima de 40 anos e se caracteriza pelo comprometimento da visão e pressão intraocular. Ou seja, seus sintomas são perda progressiva de visão, dores oculares, vermelhidão nos olhos e náuseas.
Não há como prevenir, exceto com consultas periódicas ao oftalmologista para evitar que se desenvolva. Seus principais influenciadores são fatores como:
- Hipertensão;
- Hereditariedade;
- Corticosteroides;
- Problemas Cardíacos;
- Miopia;
- Diabetes.
Esta doença não tem cura, porém existe um tratamento, além da cirurgia, que pode estabilizar o seu avanço e manter a visão. Este tratamento se dá por medicamentos, através do uso constante de um colírio específico ou remédio para redução da pressão ocular.
Cuide da sua saúde, não deixe de fazer exames periódicos no Oftalmologista. Com um Plano de Saúde você tem acesso aos melhores profissionais da área, veja aqui seus benefícios!