Atkins ou Dukan? – Entenda!

Ao pesquisar, encontramos uma lista imensa de dietas que prometem ser milagrosas. Muitas perguntas aparecem quanto a comparações entre a dieta de Dr Atkins e a dieta do francês Dukan. Mas afinal: Atkins ou Dukan, quais são as diferenças?

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

Atkins ou Dukan, quais são as diferenças?

Dieta Atkins

Desenvolvida por Dr Atkins, esteve em alta na mídia nos anos 1960, persistindo até hoje. Essa dieta tem como principal característica a restrição quase que completa de carboidratos, com uma grande ingestão quase que exclusiva de proteínas puras, gorduras puras e suas combinações..

O principal objetivo da Dieta Atkins é incentivar o processo de cetose. Ao cortar os carboidratos, os níveis de insulina no corpo ficam baixos, o que leva ao processo de lipólise, ou quebra de gorduras. Os produtos dessa quebra são utilizados pelo corpo como fonte de energia (ao invés da utilização da glicose, que viria dos carboidratos). Por essa razão essa dieta também é chamada de “Dieta Cetogênica”.

A Dieta Atkins é divida em 4 etapas:

Etapa 1 – Indução

Essa é a etapa mais restritiva de toda a dieta, porém é quando ocorre a maior perda de peso. O maior objetivo aqui é obrigar o corpo a entrar no processo de cetose o mais rápido possível. Ela deve durar, em média, 14 dias.

Nessa etapa, a pessoa não poderá ingerir mais de 20g de carboidratos por dia, não sendo permitidas frutas, pães, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos (exceto queijo, creme de leite, ou manteiga).

Etapa 2 – PPC (Perda de Peso Contínuo)

Após a grande perda de peso esperada para a etapa anterior, essa etapa é um pouco menos restrita. Seu princípio é: a perda de peso está diretamente relacionada à exclusão de carboidratos. A ideia é que a pessoa vá, aos pouco introduzindo quantidades mínimas de carboidratos aos dias. Assim, deverá ficar atento a qualquer ganho de peso, para que possa balancear a ingestão de carboidratos.

Etapa 3 – Pré-Manutenção

Essa etapa funciona como preparação do metabolismo para que ele comece a manter o peso. Nela, a perda de peso fica cada vez mais lenta. Por isso, essa etapa só deve ser praticada próximo ao peso colocado como meta. Os carboidratos continuam a ser reinseridos, porém numa quantidade um pouco maior do que na etapa 2. Essa fase é importantíssima, pois é nela que a pessoa volta a se alimentar com porções maiores, porém só até sua saciedade (e não por “gula”).

Etapa 4 – Manutenção

Mesmo parecendo que é o fim da dieta, essa etapa é constante, isso é, durará a vida toda. O consumo indicado de carboidratos não deverá passar de 60g diários. Outra indicação é a do controle intenso do peso, com pesagens diárias.

Vantagens apontadas para a dieta do Dr. Atkins:

  1. Auxílio quanto à resistência à insulina;
  2. Perda de peso rápido, pela eliminação de gordura;
  3. Auxilia em casos de hipertensão arterial;
  4. Auxilia na saúde cardiovascular;
  5. Controla o apetite a curto prazo.

Prejuízos que podem ser causados fazendo a dieta do Dr. Atkins:

  1. Por não ser uma ser uma reeducação alimentar, é mais fácil retornar ao peso anterior;
  2. Possível perda de massa magra;
  3. Aumento nos níveis de colesterol;
  4. Prisão de ventre e/ou diarréia;
  5. Dor de cabeça e fraqueza;
  6. Cansaço mental;
  7. Desconforto gástrico;
  8. Deficiência de vitaminas.

Dieta Dukan

Assim como a dieta anterior, a Dieta Dukan também se baseia no corte drástico no consumo de carboidratos, dando preferência a proteínas e gorduras.

A maior diferença está no que diz respeito ao cardápio a ser adotado. A Dieta Dukan só permite a ingestão de proteínas magras, além de inserir em seu cardápio, verdura e legumes (não permitidas na Dieta Atkins).

Essa dieta também é divida em 4 etapas, que contam também com algumas especificidades quando comparadas à Dieta Atkins:

Etapa 1 – Ataque:

Todos os carboidratos são cortados, sendo permitidas apenas uma lista de 66 alimentos ricos em proteínas. Ela tem a duração de 2 a 7 dias. É indicada a ingestão de 1,5 colheres de sopa de aveia ao dia, além de 20 min de caminhada.

Etapa 2 – Cruzeiro:

Essa etapa deve durar 7 dias para cada 1kg a ser perdido. Nela, são adicionados 34 legumes à dieta, 2 colheres de sopa de aveia diariamente, além da indicação de 30min de caminhada.

Etapa 3 – Consolidação:

Acrescentam-se aos 100 alimentos anteriores, frutas, pão integrais, queijos, carboidratos e o conceito de Refeição de Gala. Essa fase é considerada como “Reeducação Alimentar” pelos defensores da dieta: nela, você deverá seguir o cardápio durante 10 dias, baseados nos kgs perdidos. Ex: caso você tenha perdido 10kg, deverá se manter nessa etapa durante 100 dias. Deve-se consumir 2,5 colheres de sopa de aveia e caminhar por 25 min, diariamente.

Etapa 4 – Estabilização:

Diferente da quarta fase da dieta Atkins, a quarta etapa da Dieta Dukan dá a liberdade de cardápio à pessoa. Ela deverá seguir somente quatro regras básicas: a quintas -feira Proteica, 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e 20 minutos de caminhada diária + abandono para sempre dos elevadores.

Vantagens e Prejuízos da Dieta Dukan

Por também não se tratar de uma reeducação alimentar, os seguidores da Dieta Dukan estão sujeitos a, praticamente, os mesmos benefícios e prejuízos causados pela Dieta Atkins.

 

Agora que você sabe mais sobre ambas as dietas, não deixe de consultar um profissional da área da saúde para escolher a melhor opção para você. Além disso, acompanhamento profissional é primordial para a perda de peso.

 

Consultas com nutricionistas e demais profissionais da área da saúde podem ser pesadas para o orçamento. Clique aqui, faça uma cotação de plano de saúde. Seu bolso agradece!