A anemia é um problema muito comum entre as pessoas, atingindo cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Porém é preciso que seja tratado para que não haja complicações futuras. Esse problema é por causa da falta de glóbulos vermelhos. Os órgãos precisam de oxigênio, e a falta deles pode ser garantir a redução do fluxo. Pode causar, também, fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado.
Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácia ou eritrócitos, são as células responsáveis para que a nossa respiração seja possível. E por causa da falta de vários nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, pode causar deficiência no organismo, se tornando um distúrbio que precisa ser tratado.
O ferro é um dos nutrientes mais essenciais para a vida, pois ele atua na fabricação das células vermelhas do sangue e também no transporte do oxigênio. Mas a anemia que é causada pela falta do ferro tem um nome diferente, chama-se Anemia Ferropriva, e ela é a mais comum que os outros tipos. Estudos dizem que cerca de 90% das pessoas que contraem anemia, são por falta de ferro.
CLIQUE AQUI E FAÇA UMA SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
Anemia é uma doença?
As pessoas erram muito em falar que a anemia é uma doença. Ela, na verdade, é um sintoma causado por outros problemas, como vermes, sangramento interno, falta de ferro etc. Porém, as pessoas precisam entender que a anemia precisa ser tratada, e sempre com o auxilio de um médico. Depois de diagnosticado, o médico irá passar tratamentos a base de remédios indicados por ele. Mas como ela é apenas um sintoma, então haverá outra doença por cima disso. Então é preciso uma investigação.
Quais são os sintomas da Anemia?
Se você não tem o costume de consumir alimentos que são ricos em ferro, a presença desse sintoma vai ser um problema bem evidente. Mas não é apenas a falta de ferro que torna isso evidente, há outros aspectos que podem contribuir para isso.
- Cansaço;
- Fraqueza do corpo;
- Anorexia (falta de apetite);
- Cãimbras;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
- Apatia (crianças muito “paradas”).
Alimentos ricos em ferro
- Carne vermelha.
- Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve.
- Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão.
- Tofu (queijo de soja)
- Algas, como kombu e wakame.
- Cereais integrais, como aveia e quinoa.
- Castanha de caju.
- Sementes de gergelim e abóbora.
Portanto, se haver algum problema que seja referente a esse sintoma, logo o médico deverá ser consultado. Em casos muito graves, pode evoluir para outras doenças, se tornando muito complicado para ser tratado. O especialista precisará passar medicamentos que contém, além do ferro, outras vitaminas para que o organismo possa repor, já que a fraqueza impossibilitou de fazer muitas coisas.