Alimentos Fermentados

Que a base de uma vida saudável gira em torno de uma alimentação saudável, todos sabemos. Porém, muitas vezes por falta de informação, deixamos de consumir alimentos de fácil acesso, que enriqueceriam ainda mais nossa dieta. A seguir, trataremos dos alimentos fermentados.

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM PLANO DE SAÚDE EM 2018!

Alimentos Fermentados

O processo de fermentação

A fermentação é um processo metabólico. Nele, microorganismos (por ex. fungos e bactérias) convertem, na grande maioria das vezes, carboidratos presentes em alimentos em alcoois e ácidos. Essa técnica é utilizada desde os primórdios para a obtenção de outros alimentos (como a fermentação do leite para iogurte) e para auxiliar na conservação dos alimentos, tornando mais duradores. Além disso, o processo de fermentação adiciona micróbios benéficos à saúde ao alimento, além de torná-lo de mais fácil digestão.

Exemplos de Alimentos Fermentados e Seus Benefícios

Iogurte Probiótico

Produto da fermentação do leite, o Iogurte é amplamente utilizado em diversas dietas. É um alimento rico em cálcio, potássio, fósforo e vitamina B12. Estudos demonstram também que a ingestão de iogurtes probióticos têm relação com a normalização de pressão arterial e aumento da densidade mineral óssea.
Mas preste atenção: muitos iogurtes não contêm probióticos, sendo perdidos durante o processo industrial. Se atende aos rótulos!

Chucrute

É o resultado do processo de fermentação de repolho desfiado, com a utilização de bactérias de ácido lático. É rico em fibras, vitamina C e vitamina K, além de ser pobre em calorias. É cheio de antioxidantes, benéficos à saúde dos olhos, além de prevenir o aparecimento de canceres.

Kefir em leite

É o resultado da adição dos grãos de kefir (leveduras + bactérias) a leite. O crescimento do microorganismos levam um pouco de tempo, e demandam alguns cuidados básicos. O leite se transformará, então, em uma bebida mais grossa.

Estudos ainda estão sendo feitos sobre seu benefícios, mas já são observados a melhora em casos de intolerância a lactose, além da melhora em vários tipos de inflamações e a melhora na saúde óssea.

Missô

Ingrediente tradicional da cultura oriental, é o resultado da fermentação da soja com sal e o fungo koji.

Além de também ser um alimento probiótico, ele também é associado a diminuição do risco de cancer de mama e AVCs, à regulação da pressão arterial e a melhora da saúde cardíaca.

 

Saiba mais sobre planos de saúde e faça uma cotação, clicando aqui!