Um problema mundial que está assombrando as pessoas a vários anos é a caspa, também conhecido como dermatite seborreica. Essa complicação capilar é comum em todo o mundo. Atinge milhões de pessoas sem cessar. Não é algo que tem cura, mas tem tratamento, muitos deles são farmacêuticos e servem para amenizar o problema. Muitas pessoas perguntam como tratar a caspa, mas elas não sabem que a alimentação, estresse e vícios, como o cigarro, podem influenciar diretamente esse problema. A caspa não é uma doença, então não se preocupe em ir ao médico pra resolver isso.
A maioria das pessoas que tem esses problemas são pessoas que tem oleosidade no couro cabeludo. Se você ainda não teve problemas desse tipo, então não se descuide. A caspa é caracterizada pelo aparecimento de pequenos e flocos de pele morta. Examinando o couro cabeludo mais de perto, é possível ver finos flocos.
FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE AGORA MESMO
Sintomas
A caspa é diferenciada em três escalas. E se torna muito perceptível quando se usa roupas de tonalidades escuras e em um grau avançado já está caindo na roupa. A caspa pode estar presa no cabelo, tanto de homens quanto mulheres, e sair no banho, mas caso penteie o cabelo, é possível que problema não se resolva. Pode causar feridas avermelhadas coçando, assim causando feridas e começando o processo de descamação da pele.
Intensidade da caspa
Leve – não é perceptível aos olhos, apenas se olharem bem de perto para perceberem.
Moderada – os flocos se encontram soltos entre os fios, deste modo, podendo ser bem visível na percepção de quem o vê.
Intensa – Descamação super visível ao olho. Caindo no ombro e costas.
Possíveis causas
- Alimentação de baixo valor nutritivo, especialmente com falta de proteínas;
- Alterações hormonais;
- Clima seco ou frio;
- Estresse;
- Mudanças bruscas de temperatura.
Fatos sobre a caspa
Fumar – Todos sabem que fumar faz mal a saúde. Mas não é apenas a saúde do corpo, mas os fios do cabelo ficam enfraquecidos também. O cigarro tem várias substâncias que afetam os mesmos hormônios liberados pelo estresse, também não sendo saudável para o sangue.
Bebidas alcóolicas se forem consumidas moderadamente, não causam danos. A cerveja se for consumida em excesso, pode ter problemas, como a queda de cabelo.
Estresse – Situações que causam o aumento da glândula sebácea no couro cabeludo. Sempre estamos comparando o estresse a algo ruim, então ele não libera substâncias que beneficiam o organismo, sendo assim um dos principais causadores da caspa.
Comidas gordurosas – A razão para isso acontecer é o tanto de gordura que estamos consumindo, mas não é saudável para o nosso organismo. Todas essas má substâncias comestíveis estão presentes em frituras, carnes mal passadas e outros alimentos com grandes quantidades da mesma sustância, então a circulação sanguínea tende a ficar comprometida.
Não há cura – Ninguém gosta de saber disso, mas é a pura verdade. Não existem remédios que acabem com esse problema, mas existem soluções viáveis e acessíveis, como os shampoos próprios para amenizar esse problema. É possível que a abundancia disso seja diminuída com uma alimentação saudável e também com atitudes saudáveis.
Anticaspas funcionam – Os anticaspas podem ser um ótimo aliado no combate contra esse problema. Se para alguns não há importância, para outros é terrível conviver com isso. Mas o aconselhável é procurar marcas que sejam relevantes, e também que busque referências.
Tratamento
Ha vários tratamentos efetivos para a caspa, mas não é um condição que tem cura, ou seja, é um problema que pode atingir várias pessoas. De modo geral, basta lavar os cabelos diariamente com qualquer shampoo comum. Em suas substâncias, é preciso conter:
- Sulfato de selênio;
- Piritionato de zinco;
- Ácido salicílico;
- Alcatrão.
Portanto, não há um produto contra essa condição que seja muito bem sucedido, a ponto de erradicar a caspa. Mas existem produtos que são eficazes. Alimentos e hábitos não saudáveis contribuem muito para a queda do cabelo e também para a caspa. Um dermatologista deve ser consultado caso não haja melhora e os sintomas só aumentam.