A febre amarela é uma infecção viral grave, semelhante á gripe, transmitida normalmente pelo mosquito do Aedes aegypti. Em algumas regiões do país a epidemia de febre amarela está se expandindo, pensando nisso preparamos esse artigo para ajudar você com o tratamento de febre amarela, confira.
Primeiramente para iniciar o tratamento deve ser orientado por um clínico geral e, geralmente, consiste apenas em aliviar os sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos.
Dadas as circunstâncias, é recomendado ficar em casa, de repouso, evitando ir a escola ou ao trabalho e investir na ingestão de 2 litros de água ou de água de coco por dia para evitar a desidratação provocada pelos vômitos.
Qual o tratamento de febre amarela?
Ainda não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento consiste em apenas aliviar os sintomas causados pelo vírus e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Quando o vírus está muito avançado, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.
Devido ao risco da doença se desenvolver de forma hemorrágica, é importante evitar o uso de aspirina.
Medicamentos recomendados para o tratamento de febre amarela
- Remédios antipiréticos: para diminuir a febre e a dor de cabeça;
- Remédios analgésicos: para aliviar as dores musculares;
- Protetores do estômago: para evitar gastrite, úlcera e diminuir risco de sangramento;
- Remédio contra vômito: para controlar os vômitos.
Prevenção
O ideal é que 80% da população seja imunizada contra o vírus para prevenção. A vacina é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas.
Quando os sintomas da febre amarela aparecerem procure um médico para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento de febre amarela.