Nesta segunda-feira (18) a OMS classificou a categoria de Games como Distúrbio Mental. A obsessão por jogos eletrônicos tem sido vista por alguns especialistas como influência na saúde mental de alguns jogadores. Entenda!
Vício em Games como Distúrbio Mental?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu os games como um Distúrbio Mental na nova revisão do Manual de Classificação Internacional de Doenças (ICD). Esta inclusão recebeu o nome de Gaming Disorder (Desordem de Games). Seu objetivo é alertar os Países para a importância de buscar tratamentos e novas diretrizes acerca desta condição.
Segundo o órgão, há três fatores que podem classificar um distúrbio mental, e que se mostram presentes em muitos usuários de jogos eletrônicos. São eles:
- A falta de controle da pessoa sobre a frequência, intensidade e duração de determinada tarefa;
- Quando fatores importantes como compromissos e responsabilidades são levados há segundo plano em prol desta tarefa, que ganha prioridade;
- Quando mesmo tendo consciência dos efeitos desta tarefa na vida social, pessoal e familiar, o indivíduo continua com a atividade, sem alterar nenhum fator para melhor.
Esses fatores estão servindo de base para os especialistas determinarem o vício em games como um transtorno mental.
Todavia, apesar dessas condições, a medida ainda gera muitas controvérsias. Isto pois, além de não haverem dados concretos sobre a influência do jogo na vida das pessoas, é afirmado pela ONU que casos de pessoas afetadas por essa condição não ultrapassa o 3% de jogadores.
A Medida
Apesar de ter sido mencionada em janeiro deste ano, a medida só foi incluída nesta segunda. Todavia o documento só entrará em vigor em maio de 2019.
Mesmo tendo surgido agora, esta questão não é tão nova assim. Em alguns Países essa condição já vem sendo considerada, como é o caso do Reino Unido, que já possui um centro de tratamento para esse tipo de distúrbio.
A solução é aguardarmos as medidas que os Países e seus órgãos governamentais tomarão acerca desse novo distúrbio. Além da família, como grande ajuda no tratamento, também há o tratamento pela psicoterapia.
Sabia que tendo um plano de saúde você pode ter acesso há diferentes tratamentos, de forma periódica, sem precisar pagar os altos valores de uma consulta particular? O que está esperando para garantir todos os benefícios que você merece e pode ter?
FAÇA UMA SIMULAÇÃO EM 3 PASSOS SIMPLES E VEJA COMO É VANTAJOSO!