No último dia 06, terça feira, foi-se encontrado na cidade de Peruíbe três macacos do gênero Alouatta (conhecido popularmente como Bugio). Após analises de amostras, foi-se constatado que um desses macacos possuía o vírus da Febre Amarela.
Febre Amarela: estado de alerta nacional
A doença
A Febre Amarela é um doença de ordem viral. Esse vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo transmissor da Dengue, a febre Chicungunha e o Vírus Zika).
Sintomas
Os principais sintomas ligados à Febre Amarela são:
– Febre alta;
– Icterícia (pele amarelada);
– Hemorragias;
– Calafrios;
– Dor de cabeça intensa;
– Dores no corpo;
– Nausea e vômitos.
Cerca de 20% a 50% dos infectados que desenvolvem a doença de forma grave tem chances de vir a óbito.
Prevenção
A forma mais efetiva de prevenção para a Febre Amarela é, certamente, a vacina. Ela é de graça e pode ser tomada em pós de saúde em todo o país.
Além disso, alguns cuidados podem ser tomados como:
– evitar viagens para áreas tidas como em alerta;
– instalação de telas de proteção contra mosquitos;
– utilize repelentes.
Febre amarela e sua relação com primatas
No que podemos considerar o ciclo silvestre da Febre Amarela, macacos em geral são infectados através da picada do mosquito Aedes aegypti. No caso, os macacos seguem com o papel de hospedeiro, assim como os seres humanos. Por terem um sistema imunológico mais debilitado que o dos seres humanos (além de não ser possível sua vacinação), macacos sofrem mais com a doença, sendo mortal em praticamente 100% dos casos.
Sabendo disso, podemos constatar que a matança de macacos é despropositado. Ao mesmo tempo que não resolve a questão da transmissão do vírus, abala ecossistemas perfeitos, o que pode trazer (ainda mais) problemas aos seres humanos. Além disso, indiretamente, os macacos que vivem próximos a zonas urbanas são considerados um “termômetro”, indicando o quão próxima a doença está de bairros e cidades. Matar macacos é um desserviço à sociedade, e, mais importante, um crime ambiental gravíssimo!
Agora que você já sabe mais sobre a relação entre a febre amarela e os macacos, e a importância da vacinação, compartilhe essa postagem com seus conhecidos. Novo conhecimento é sempre muito importante!
E, para viver uma vida tranquila, podendo contar com os profissionais mais especializados e hospitais mais modernos, faça um orçamento de planos de saúde, ou confira nossa tabela de preços.